Páginas

sexta-feira, 8 de abril de 2011

A eterna luta contra a dengue

Quando abrimos o jornal ou entramos em algum site da internet é tarefa difícil não ver alguma matéria falando sobre esse mal que afeta não somente o Brasil, mas também muitos países tropicais: a dengue.

O que será discutido aqui não são as formas de prevenção, histórico da doença e afins, creio que isso está massificado o bastante nos meios de comunicação em geral. O objetivo desse artigo é mostrar o quanto o discurso não se materializa numa prática efetivamente funcional. Nos deparamos, ano após ano com a multiplicação dos casos de dengue em todo o país e o surgimento dos primeiros casos de uma variedade que há muito não circulava no país contribuem para agravar ainda mais a situação calamitosa que se encontra diante de nós.

Evidente que medidas individuais não bastam, é insuficiente apenas a ação isolada da população ou do governo (por mais precária que seja), mas sim, usando uma expressão um tanto da moda, uma coalizão entre essas duas forças, para que não ocorra sempre e sempre o seguinte quadro:

1 - casos de dengue pipocam no verão
2 - o governo faz campanhas educativas e de prevenção
3 - os casos permanecem sob certo controle (ou não)
4 - o ano passa e as ações pontuais não se convertem em um processo e todo o esforço acaba indo por água abaixo.

Apesar dos avanços no sentido de viabilizar uma vacina contra a dengue e da possibilidade de adoção de medidas que visem à diminuição da população do Aedes Aegypt o problema e o temor causado pela dengue parece ainda estar longe de findar.

Parece que esse é mais um daqueles casos cíclicos que costumo comentar nesse impoluto blog, afinal, alguém duvida que no próximo ano esse seja um assunto em pauta? Se não houver alguma medida realmente efetiva para minimizar os efeitos de tão nociva epidemia sazonal muita gente vai sucumbir a um simples mosquito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário