Páginas

quarta-feira, 2 de março de 2011

Uma imagem verdadeiramente falsa

Por Jeferson Santos e Alex Garcia


"Vivemos em um mundo de ilusões/
Tudo é tão irreal..."
Martin L. Gore (Depeche Mode) In: Surrender

Com a evolução da tecnologia está mais difícil acreditar nas imagens de revistas, principalmente aquelas onde o ego humano dos modelos e atrizes explodem, como as revistas masculinas, femininas e de fofocas, há sempre a utilização de modificações na imagem.

Sem querer atirar pedras no Photoshop, afinal esse software é uma mão na roda em diversas atividades, o que é alvo de análise dessa vez é o quanto a questão do quanto o ilusório permeia nossos olhos, aquela sensação do utópico, do perfeito, do tempo que não deixa marcas e como programas desse tipo atuam como instrumentos nesse sentido. O caro leitor deve questionar "afinal, mesmo em épocas anteriores ao photoshop e afins, será que a manipulação de imagens também não se fazia presente"? A resposta tende a ser positiva, mas a crítica é o quanto agressiva essa "maquiagem digital" vem sendo utilizada, a ponto de as pessoas alvo dessa manipulação às vezes ficam irreconhecíveis.

Vivemos uma época que a valorização cada vez mais exarcebada de padrões de beleza e de juventude estabelecidos pela sociedade permeiam de tal maneira que parece que não é tão importante em peças publicitárias e ensaios fotográficos ou coisa do tipo, mostrar a pessoa ou alvo das fotos como ela realmente é e sim o mais próximo possível a esses padrões. Exemplos assim pululam nas revistas e na Internet, e quando a pessoa topa com esse tipo de coisa, ou se sente enganado ou se resigna como mero consumidor de ilusões, chegando até mesmo a duvidar quando se depara com alguma imagem sem esse devido tratamento.

Com tantas Geyses Arruda, Suzanas Vieiras, o que se pode concluir é que se busca de maneira cada vez mais ávida uma espécie de excelência parnasiana imagética, afinal como já dizia Olavo Bilac:

"Quero que a perfeição cristalina,
Dobradas ao jeito
Do ouvires, saia da oficina
Sem um defeito."
(Olavo Bilac, "Profissão de Fé", Poesias)


PS: Esse link é antigo, porém muito legal, se você gosta desse tipo de tema acesse aqui, e descubra a origem do Photoshop, onde tudo começou

Nenhum comentário:

Postar um comentário