Páginas

segunda-feira, 7 de março de 2011

A música da Bahia: O AXÉ



Eitaa!!!!!!!!!! O Carnaval está ai, os supermercados vendendo adoidados engradados de cervejas com belas mulheres, apenas para um marketing básico,mas eu vou falar da música que levanta poeira,que acaba com a tristeza, é o AXÉ.
Galera que fique bem claro que não estou criticando o gênero do Axé ou banda, apenas estou questionando, fazendo um parêntese
É claro que o AXÉ simboliza a Bahia e principalmente o nosso carnaval, onde algumas músicas podem levantar seu astral.
As músicas de AXÉ sempre focam alguma coisa, assim como qualquer outro gênero musical,eu digo que 80% a 90% é amor, o resto seria fatos da vida(desilusão,paixão,medo,bêbado,confusão, etc.), coisas sem nexo como "tchubirabiron", o que seria isso? e objetos.
Dizem que para fazer Axé não precisa de muito, não possui letra profunda e introspectiva, é apenas palavras com um ritmo fácil de batucar ou tocar para você se movimentar, pular e/ou sair do chão.
Eu vi esse video do Hermes e Renato e me veio a idéia de fazer esse post, vejam como eles tratam de forma satírica o Axé, como qualquer palavra e batuque(apesar que os acordes eles pegaram do Chiclete com banana) já vira um Axé:



Acabando o carnaval de 2011 sairá mais um cd com um encarte de uma bunda ou uma gostosa, escrito nela, AXÉ BAHIA 2011.
Eu estava conversando com o editor jeferson, ele me disse que existe gerenciador ou gerador de músicas para axé na internet eu confesso que procurei, mas o que achei foi um gerador de nomes para bandas de axé, este é um link para um programa.
Eu acredito que as bandas ou cantores que mais simbolizam o carnaval são o Chiclete com Banana,Asa de Águia,Ivete e Cláudia Leite, é claro que existirão os remanscentes ou os sobreviventes, como o Leo Santana.

Apesar de tudo Viva o AXÉ!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário