Páginas

quinta-feira, 17 de março de 2011

A Grande Rede Social





A alguns anos não se ouvia comentar tanto sobre um filme como “A Rede Social”, vencedor de três Oscars em 2011 (melhor roteiro adaptado, melhor trilha sonora original e melhor edição). Mas o meu objetivo aqui não é falar especificamente deste filme, mas trazer uma reflexão sobre a grande influência das tecnologias nas relações sociais contemporâneas: essa grande “rede social” global que tanto aproxima as pessoas (?) diminui as distâncias e molda, cada vez mais, as relações entre os indivíduos.

A maior delas é o facebook (a que se refere o filme), com mais de 600 milhões de usuários no mundo. O Orkut é campeão em usuários em países como Brasil, índia, e demais países subdesenvolvidos, onde, assim como no facebook, as pessoas trocam informações, jogam, compartilham vídeos, músicas, ou apenas dizem “oi” de vez em quando. O twitter, microblog criado em 2006, era visto como o cúmulo da inutilidade, pois os usuários descrevem em 140 caracteres “o que estou fazendo agora”. Hoje, com mais de 100 milhões de usuários no mundo, é considerado, junto com as outras redes sociais e as que não param de surgir, como “que pasa”, “badoo”, etc., uma revolução na comunicação mundial.

Essas relações interpessoais se configuram e evoluem com o objetivo de dar uma sensação de proximidade entre os usuários dessas "redes". Toquei num ponto interessante: claro que isso se trata de uma revolução à comunicação, como citado anteriormente, pois o contato se dá de forma instantânea a distâncias que variam desde um quarteirão a outro ou de um lado a outro do mundo, porém, há pessoas que moram a poucos quarteirões e não se veem pessoalmente há dias, meses, a não ser pelo computador...por isso a interrogação no primeiro parágrafo em “aproxima pessoas”. Aproxima sim, mas por outro lado, além do exemplo anterior, temos “amigos” no Orkut que passam na rua e mal falam conosco...tenho vários exemplos no meu perfil, e aposto que existem várias pessoas na mesma situação.

Enfim, fazer parte dessa grande “rede social”, nos dias de hoje, torna-se bastante necessário e interessante, para difundir idéias, se entreter, se comunicar etc., mas não podemos deixá-las substituir os encontros com os amigos, as idas à praia, ao cinema, ao reunir a galera pra ver fotos de 5, 10 anos atrás e resenhar ao vivo, jogar vídeo game com os amigos do lado, dar um bom dia ao vizinho quando passamos na rua, como ainda se conserva em cidades do interior...enfim, não vamos fazer pequenas distâncias tornarem-se quilômetros e nos separar dos amigos e de toda a rotina social, digamos “orgânica”, essencial ao ser humano, que ainda somos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário