Páginas

quinta-feira, 14 de outubro de 2010

O Censo 2010 bate a sua porta, deixe ele entrar...



A cada dez anos o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) realiza o Censo Populacional, pesquisa que segundo a nota de lançamento do site, "se constituirá no grande retrato em extensão e profundidade da população brasileira e das suas características sócio-econômicas e, ao mesmo tempo, na base sobre a qual deverá se assentar todo o planejamento público e privado da próxima década."
Apesar de todo o planejamento realizado para esses trabalhos, o investimento em propaganda e treinamentos dos agentes de coleta de informação toda a época de Censo é a mesma notícia: A dificuldade em realizar as entrevistas em certas áreas, principalmente as de classe alta.
Trabalhei como agente de pesquisa temporário por dois anos no IBGE, na Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) e na Pesquisa Mensal de Emprego (PME) e conheço bem as dificuldades de adentrar em certos locais e cumprir os objetivos de cobrir determinado setor em tempo hábil. Muitas vezes era uma vitória para o agente de pesquisa passar da guarita de condomínios de luxo e fazer as benditas entrevistas. Eram setores censitários que eu realmente evitava ao máximo. Poderiam me mandar pra qualquer canto, qualquer comunidade mais humilde que eu ia com um sorriso no rosto porque sabia que conseguiria fechar todas, ou pelo menos boa parte das entrevistas da amostra. Umas poucas vezes eu acabei tendo que ir para áreas que eu nem diria que era de estratos sociais mais abastados, mas que pelo simples fato de ser região de condomínio, as pessoas eram mais arredias para dar entrevista e nesse caso, o trabalho era ainda maior. Imagine ter que voltar ao mesmo setor três, quatro, até cinco vezes só para aventurar terminar a tarefa, quando nos bairros mais humildes era concluido de uma vez só.
É dificil conceber que uma pessoa conheça o trabalho sério que esse órgão faz e mesmo assim recusa dar informações ao profissional devidamente credenciado.
Muitas vezes se ouve falar que a violência generalizada existente em muitos bairros da cidade acabam contribuindo no sentido de impedir o direito de ir e vir das pessoas, o que dizer então de locais onde nem ao menos se pode entrar? Fica a dúvida no ar...

Até o final dessa matéria, cerca de 91% da população já havia sido recenseada.

Acompanhe o andamento e mais detalhes sobre o Censo 2010 aqui

Nenhum comentário:

Postar um comentário