Páginas

quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Ilha da Queimada Grande - Paraíso Proibido

Ilha da Queimada Grande
Imagine uma área paradisíaca a 32 Km da costa de São Paulo, com 430 mil m² de mata atlântica preservada,de águas cristalinas de tal forma que se pode observar até 30, 40 metros de profundidade... Ficou com vontade de conhecer? Pois é, o que poderia a princípio parecer um atrativo e tanto para os  aventureiros de plantão simplesmente não é por um elemento: sua simpática população de jararacas-ilhoa. A Ilha possui simplesmente a maior concentração de serpentes por metro quadrado do mundo! Por isso, somente pessoal da Marinha e investigadores especializados estão habilitados a permanecer nesse lugar.

Biíííta!!

A jararaca ilhoa (Bothrops insularis), é uma espécie peculiar de serpente, por viver completamente isolada em um local com pouca disponibilidade de alimento, ela desenvolveu uma série de adaptações para sobreviver a esse ambiente, uma delas é o seu poderosíssimo veneno, muito mais forte que as jararacas que vivem no continente, pode matar uma pessoa em aproximadamente duas horas; além disso, ela é excelente em subir arvores para apanhar aves, ou para comer seus ovos.
Segundo a revista Ciência Hoje, um modelo para explicar a diferenciação entre a jararaca-ilhoa e a do continente é a especiação alopátrica. Segundo esse modelo, duas populações separadas por alguma barreira geográfica podem sofrer diferenciação ao longo do tempo, tornando-se espécies distintas. Um cenário desse tipo pode ter dado origem à jararaca-ilhoa. O nível do mar sofreu oscilações no período Quaternário, criando em vários momentos passagens secas entre a ilha e o continente.Possivelmente, em um desses momentos havia apenas uma espécie ancestral de jararaca. Com a elevação do nível do mar, uma população teria ficado isolada na ilha, diferenciando-se na jararaca-ilhoa, e a população restante teria originado a espécie do continente.
É, caro carcaránauta, para casos assim é sempre bom apelar para a boa e velha sabedoria pagodística que diz:"não vá que é barril"! Até a próxima

Nenhum comentário:

Postar um comentário